Os trechos bíblicos que narram histórias de curas são os mais variados, mas entre elas uma, com certeza, me chama mais a atenção:
"Então chegaram a Jericó. Quando Jesus e seus discípulos, juntamente com uma grande multidão, estavam saindo da cidade, o filho de Timeu, Bartimeu, que era cego, estava sentado à beira do caminho pedindo esmolas."
(Mc 10:46)
Em três dos evangelhos essa história aparece, porém é apenas no de Marcos que o nome Bartimeu é citado.
Como já dito, Bartimeu era cego e mendigo, ficava sentado à beira da estrada, até que ouviu falar que Jesus estava próximo dele:
"Quando ouviu que era Jesus de Nazaré, começou a gritar: 'Jesus, Filho de Davi, tem misericórdia de mim!'"
(Mc 10:47)
Pois é, aqui começou uma grande diferença, Bartimeu nunca tinha visto nada, e ao ouvir falar de Jesus, ele gritou muito, creio eu, que o que se passava em sua cabeça era algo do gênero: "Se ele me ouvir estarei curado". Mas a multidão o abafava, tanto em murmúrios quanto em pedidos diretos:
"Muitos o repreendiam para que ficasse quieto, mas ele gritava ainda mais: 'Filho de Davi, tem misericórdia de mim!'"
(Mc 10:48)
Jesus o ouviu, é claro. Mandou que o chamassem, e aqui, a minha maior surpresa:
"'O que você quer que eu lhe faça?', perguntou-lhe Jesus. O cego respondeu: 'Mestre, eu quero ver!'"
(Mc 10:51)
Mestre, eu quero ver!
Eu me vejo nessas palavras, quantas vezes nós somos cegos, não é? E, atirados à beira da estrada, não vemos nada mesmo. Bom, eu me pego assim muitas vezes, cego.
Algumas considerações então:
1ª Consideração: Precisamos ter fé, fé cega, sem ver nada mesmo. Sair gritando só porque sabemos que Jesus está perto. É aqui que começa o milagre. Difícil? Sim, é difícil, eu mesmo tenho reclamado disso, mas meu consolo é que Deus ainda deixa essas palavras pra mim, e pra todos. Esse é o primeiro passo.
2ª Consideração: Precisamos perseverar em nossa fé, de modo que os gritos não nos abafem, e o tempo não nos cale. Se ter fé já é difícil, perseverar é muito mais. Uma dica, dúvida é o princípio da destruição, mantenha sua fé no alvo, porque desvios são, como diz em Provérbios, veredas tortuosas que levam a morte.
3ª Consideração: Precisamos confessar pra Deus o que queremos. Ele conhece nosso coração, mas quer ouvir de nós, Bartimeu era cego, o que mais podia pedir, comida talvez? Mas Jesus o deixou pedir, por quê?
"'Vá', disse Jesus, 'a sua fé o curou'. Imediatamente ele recuperou a visão e seguia a Jesus pelo caminho."
(Mc 10:52)
Porque nós temos direito de usarmos nossa fé. Porque Deus quer que peçamos e oremos, quer que choremos e nos prostremos a Ele, pois Ele chora conosco, sim!, o nosso Deus entende o nosso querer, o nosso sofrer, Ele nos entende por completo. Se há algo a tirar dessa história, eu tiro isso:
Grite! Porque Jesus está perto. Insista! Porque Ele vai te ouvir. Confesse! Porque Cristo QUER que TUA fé te cure.
Uma música que me tocou bastante pra encerrar:
Bom, é isso por hoje, Deus abençõe a todos.