17 de mai. de 2011

Bartimeu

Os trechos bíblicos que narram histórias de curas são os mais variados, mas entre elas uma, com certeza, me chama mais a atenção:


"Então chegaram a Jericó. Quando Jesus e seus discípulos, juntamente com uma grande multidão, estavam saindo da cidade, o filho de Timeu, Bartimeu, que era cego, estava sentado à beira do caminho pedindo esmolas."
(Mc 10:46)

Em três dos evangelhos essa história aparece, porém é apenas no de Marcos que o nome Bartimeu é citado.
Como já dito, Bartimeu era cego e mendigo, ficava sentado à beira da estrada, até que ouviu falar que Jesus estava próximo dele:

"Quando ouviu que era Jesus de Nazaré, começou a gritar: 'Jesus, Filho de Davi, tem misericórdia de mim!'"
(Mc 10:47)

Pois é, aqui começou uma grande diferença, Bartimeu nunca tinha visto nada, e ao ouvir falar de Jesus, ele gritou muito, creio eu, que o que se passava em sua cabeça era algo do gênero: "Se ele me ouvir estarei curado". Mas a multidão o abafava, tanto em murmúrios quanto em pedidos diretos:

"Muitos o repreendiam para que ficasse quieto, mas ele gritava ainda mais: 'Filho de Davi, tem misericórdia de mim!'"
(Mc 10:48)
Jesus o ouviu, é claro. Mandou que o chamassem, e aqui, a minha maior surpresa:

"'O que você quer que eu lhe faça?', perguntou-lhe Jesus. O cego respondeu: 'Mestre, eu quero ver!'"
(Mc 10:51)

Mestre, eu quero ver!
Eu me vejo nessas palavras, quantas vezes nós somos cegos, não é? E, atirados à beira da estrada, não vemos nada mesmo. Bom, eu me pego assim muitas vezes, cego.

Algumas considerações então:

1ª Consideração: Precisamos ter fé, fé cega, sem ver nada mesmo. Sair gritando só porque sabemos que Jesus está perto. É aqui que começa o milagre. Difícil? Sim, é difícil, eu mesmo tenho reclamado disso, mas meu consolo é que Deus ainda deixa essas palavras pra mim, e pra todos. Esse é o primeiro passo.

2ª Consideração: Precisamos perseverar em nossa fé, de modo que os gritos não nos abafem, e o tempo não nos cale. Se ter fé já é difícil, perseverar é muito mais. Uma dica, dúvida é o princípio da destruição, mantenha sua fé no alvo, porque desvios são, como diz em Provérbios, veredas tortuosas que levam a morte.

3ª Consideração: Precisamos confessar pra Deus o que queremos. Ele conhece nosso coração, mas quer ouvir de nós, Bartimeu era cego, o que mais podia pedir, comida talvez? Mas Jesus o deixou pedir, por quê?

"'Vá', disse Jesus, 'a sua fé o curou'. Imediatamente ele recuperou a visão e seguia a Jesus pelo caminho."
(Mc 10:52)

Porque nós temos direito de usarmos nossa fé. Porque Deus quer que peçamos e oremos, quer que choremos e nos prostremos a Ele, pois Ele chora conosco, sim!, o nosso Deus entende o nosso querer, o nosso sofrer, Ele nos entende por completo. Se há algo a tirar dessa história, eu tiro isso: 

Grite! Porque Jesus está perto. Insista! Porque Ele vai te ouvir. Confesse! Porque Cristo QUER que TUA fé te cure.

Uma música que me tocou bastante pra encerrar:


Bom, é isso por hoje, Deus abençõe a todos.

10 de mai. de 2011

Stargazing..

Eaí galera! Tudo bem?
Na semana passada, de quinta pra sábado, aconteceu um negócio muito fera no espaço! Uma chuva de meteoros, que poderia ser vista daqui da Terra! http://bit.ly/mUunl6 A foto a seguir é do fenômeno que aconteceu mesmo, e que dava pra ver até daqui, no RS!
Eu fiquei acordado um tempão esperando pra ver essa cena muito bonita! Mas, porém, entretanto, todavia, não pude ver nada... Depois de ficar até as 4:30 da madrugada esperando pra ver, fui pra cama desejando que acontecesse um apagão na cidade, pra ser possível ver.. Hehehe. Depois eu tava pensando e me liguei de algumas coisas:
1º - Fazendo um paralelo com a nossa vida, já percebeu que muitas vezes a gente não consegue ver a vontade de Deus, o que Ele quer pra gente, porque (assim como as luzes na cidade não deixavam ver o meteoro) nós estamos com tantos outros tipos de "luzes" (amigos, faculdade, trabalho, computador, próprias decisões etc.) na nossa frente que não conseguimos  ver a beleza do que Deus tem pra nós. Mt. 6:33 Busquem, pois, em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça, e todas essas coisas lhes serão acrescentadas.

2º - Se ninguém tivesse me avisado (obrigado Dai) eu teria perdido o "show" da noite. "Mas tu não viu o show da noite!" Claro que vi, não foi porque eu não vi o cometa que não foi um show. O céu estrelado tava muito fantástico, amazing, incrível, outstanding!! Verdadeira pintura de Deus!! Do mesmo jeito, muitas vezes a gente fica obcecado por uma coisa  pela qual estamos orando, que nem percebemos que Deus tem outra coisa pra nos mostrar. É só uma questão de foco.

Era isso pessoal! Abraços a todos!
Deus abençoe vocês!
P.S.: Uma música muito tri que eu tava ouvindo enquanto olhava as estrelas:

Soli Deo Gloria

Tim,
Equipe Radicais Mais Que Livres