22 de ago. de 2011

A Espera e a Esperança. #02 – Kairós, o tempo de DEUS

Kairos (καιρός) é uma palavra grega que significa “o momento certo” ou “oportuno”. Os gregos antigos tinham duas palavras para definir o tempo: chronos  e kairos. Enquanto o primeiro refere-se ao tempo cronológico, ou sequencial, esse último é um momento indeterminado no tempo em que algo especial acontece. Na teologia “kairos” é usado para descrever a forma qualitativa do tempo, o “tempo de Deus“, enquanto chronos é de natureza quantitativa, o “tempo dos homens“.

temos que aprender a esperar ♪


Em síntese pode-se dizer que o tempo humano (medido) é descrito em minutos, horas, dias, meses e anos. Enquanto que o termo Kairós que descreve o “tempo de Deus” não pode ser medido e sim vivido

Dada esta introdução, vamos ao que nos interessa.

Todos nós teremos que enfretar (aliás, já estamos “enfrentando” – E COMO ESTAMOS) o Kairós de Deus. E isso é bom, sinal de que Ele nos ama e está preparando algo bom, perfeito e agradável (Rm 12:2) para nós. Há um grande preparar e um grande trabalhar de Deus nas nossas vidas enquando esperamos. Deus nos coloca na posição de “esperador” (matei o português agora, risos) para nos aproximar Dele, com isso Ele pode começar a moldar e aperfeiçoar nosso caráter e nossa personalidade para sermos a pessoa certa e não somente esperar por uma.

Seria muito fácil eu fazer uma lista de “pré-requisitos” pra uma futura namorada/esposa pra mim, sem eu ao menos responder a cada um dos meus próprios “pré-requisitos”. A lógica seria mais ou menos essa: “Eu não posso exigir que minha esposa seja gentil e paciente se EU não for gentil e paciente. Por isso há um trabalhar de Deus em nós. A cada dia que passa Ele quer que sejamos mais parecidos com Jesus e pra isso é necessárioa que passemos por algumas situações, para sermos aperfeiçoados e até mesmo provados e se tudo der certo APROVADOS. (II Timóteo 2:15)

Temos que ter prazer no kairós. Há algo de Deus para nós durante e depois da espera. Por isso temos que passar por ela da melhor maneira possível, para podermos realizar completamente tudo que Deus tem sonhado para nós a cada instante.

Eu espero porque sei em que Deus eu tenho crido e sei que os sonhos Dele são mais altos, maiores e melhores que os meus. Eu espero, pra que um dia, depois de ser aprovado nessas coisas, eu realmente possa ser capaz de fazer a minha namorada/esposa a mulher mais feliz de todo o planeta. É por isso que eu espero.



Soli Deo Gloria!


A Espera e a Esperança #01 Introdução

Esperar – Significado: v.t. Ficar em algum lugar até que chegue alguém ou alguma coisa que se tem como certa ou provável; aguardar. // Contar com. / Ter esperança. / Supor, ter satisfação em acreditar. / Confiar.

Esperança – Significado: s.f. Sentimento de quem vê como possìvel a realização daquilo que deseja / Confiança em coisa boa. / .

onw *-*

Certo dia eu estava tento uma “conversa” com Deus, e dizendo como eu me sentia…  Naquele dia eu realmente me sentia cansado, sozinho e confuso. Eu estava sobrecarregado, carregando pesos de incerteza, de ingratidão e até de cetícismo. Por quê? Eu havia perdido uma coisa extremamente importante na caminhada com Deus, a esperança. Aquele dia havia sido extremamente cansativo, estava nublado, recebi durante o dia várias notícias ruins e estava com dores de cabeça e no rosto (sinozite querida – risos.) , eu queria simplesmente sumir. Até que cheguei em casa, me tranquei no quarto e comecei a buscar a única pessoa que ia me entender naquele momento, Aquele que me criou e me conhece melhor que eu mesmo.

E no meio daquela conversa Ele foi me lembrando de tudo que Ele já havia feito nos tempos de Moisés, dos reis e dos profetas… De Jesus… E também das coisas que Ele já tinha feito na minha vida. E aquilo realmente tornou vivo o texto de Lamentações 3:21 – “Quero trazer a memória aquilo que pode me dar esperança.” A partir daquele momento eu comecei a pedir pra ser transformado. Eu estava voltando a “normalidade” deixando tudo acontecer no automático, eu estava “esfriando” como se diz por aí. Mas outro texto se fez vivo -  Sede fortes, e revigore-se o vosso coração, vós todos que esperais no Senhor.” -Salmos 31:24 E a partir dali eu voltei com meus estudos sobre relacionamentos- não só de namoro e casamento e tal, mas sobre todos os tipos de relacionamentos – quem sabe um dia eu até escreva um livro sobre isso – mais risos.

E o que tenho entendido com esses estudos e buscas é que nós precisamos que a espera e a esperança andem juntas. De maneira que a duração da espera não diminua a esperança e que a esperança nos ajude a aprender com a espera e passar por ela de acordo com boa, perfeita e agradável vontade de Deus. Existe um trabalhar de Deus na espera. Como o @fernandokxavier disse: “Deus vai desenvolvendo a nossa paciência. Porque é na espera que Ele trabalha em você!”

Eu tenho buscado esse trabalhar, pra realmente poder ser a pessoas certa (leia-se P-E-R-F-E-I-T-A – risos) para alguém. Tenho colocado a disposição de Deus os meus sonhos, planos, conceitos, habilidades e defeitos para serem trabalhados. – mesmo que isso custe a minha reputação, tempo e até alguns sonhos profissionais  (leia-se AAAADEEEEUS AMAN) – E nesse processo sei que muitas coisas ainda vão mudar, eu vou mudar. Aprendi que muito do que eu pensava do que era “ser homem” não passa de puro preconceito, e de que antes de ser namorado ou marido eu tenho que ser o melhor amigo. Não adianta eu querer compreensão dela para os meus defeitos se eu não estiver disposto a compreender todos os defeitos e manias dela. Pra ser o marido perfeito eu tenho que parecer como Jesus, e é uma longa caminhada. Mas, quem disse que estou sozinho nela? Há um R-E-I-N-O inteiro nessa caminhada, pessoas de todas as etnias, classes sociais e gostos possíveis…




Bom, isso foi uma “pequena” intrudação, o primeiro de uma série de posts aqui… A série “A Espera e a Esperança” vai falar sobre as esperas da vida através do embasamento bíblico com testemunhos históricos como os de Jacó (esse aí sabe o que é espera, porque né) até testemunhos de pessoas do nosso tempo, amigos, conhecidos .... Os próximos post's serão mais “didáticos”  nessa introdução tentei apenas mostra um pouco o que me motivou a começar essa série. Espero sinceramente que gostem e que Deus de alguma forma possa me usar na vida de vocês. Até a próxima.


Soli Deo Gloria!

3 de ago. de 2011

Radical por Cristo

Eaí pessoal, tudo certo?
Bom, estava eu passeando pela internet hoje e achei um texto bem interessante no iPródigo. Muito bom o texto e fala sobre ser radical pra Jesus. Espero que vocês curtam!
Então você quer ser um cristão radical, hein? Você quer ser um cristão extremado, desapegado, completamente entregue e livre de impedimentos. Você não quer desperdiçar sua vida. Você quer ter um louco amor por Deus. Impressionante. Eu também quero. Eu quero ser um discípulo radical de Jesus.
Mas o que exatamente isso significa? Como exatamente ser um cristão radical? Estive pensando muito sobre isso ultimamente. Isso é muito importante para mim. Em Apocalipse, Jesus diz que ele vomitará pessoas mornas, e certamente não quero ser um cristão morno. Eu quero ser um cristão super quente que está inflamado por Jesus.
Então eu deveria vender tudo que eu tenho e ser um evangelista viajante? Eu deveria ir imediatamente para o campo missionário? Eu deveria dar 75% de minha renda? Deveria eu então ler a minha Bíblia todo o tempo e não assistir TV ou jogarvideogames? Bem, talvez. Mas não necessariamente. Quanto mais eu leio a Bíblia, mais estou convencido que ser radical por Jesus é realmente muito “chato” e “mundano”.
O livro de Efésios é um exemplo útil a este respeito. Nos primeiros três capítulos do livro, Paulo detalha o inacreditável, brilhante, surpreendente plano da salvação que Deus criou e colocou em ação por meio de Jesus Cristo. Quero dizer, que estamos falando de coisas muito sérias aqui: eleição, predestinação, adoção, redenção, e o grande plano para unir todas as coisas em Jesus Cristo. Esse é o tipo de coisa que é explosiva, de “botar fogo no coração” por Jesus.
Então, no capitulo 4, verso 1, ele diz: “ Como prisioneiro no Senhor, rogo-lhes que vivam de maneira digna da vocação que receberam…” Quando eu leio isso eu penso, “Tudo bem, lá vem ele. O chamado para ser radical e viver de modo digno de acordo com o Evangelho. Manda aí, Paulo. Acerta a minha cara!”
E Paulo me acerta bem na cara. Ele nos diz para caminhar “completamente humildes e dóceis, e sejam pacientes, suportando uns aos outros com amor. Façam todo o esforço para conservar a unidade do Espírito pelo vínculo da paz.” Espera aí. O que? Isso é o que significa ser radical? Suportar um ao outro em amor e manter a unidade? Isso parece tão, não sei, chato. Talvez se eu ler mais adiante no livro eu irei chegar às coisas realmente radicais.
Efésios 4.22-24 diz:
“Quanto à antiga maneira de viver, vocês foram ensinados a despir-se do velho homem, que se corrompe por desejos enganosos, a serem renovados no modo de pensar e a revestir-se do novo homem, criado para ser semelhante a Deus em justiça e em santidade provenientes da verdade.”
Essas passagens, e muitas outras como essas, parecem estar dizendo que a vida cristã é, por natureza, radical! Em outras palavras, quando eu amo minha esposa e a sirvo, isso é radical. Quando eu deixo de lado discursos corruptos e falo a verdade em amor, isso é radical. Quando eu fujo da imoralidade sexual, isso é radical. Quando eu sirvo os outros na minha igreja com os presentes que Deus tem me dado, isso é radical. Quando minha esposa Jen me serve e às nossas meninas lavando a roupa e fazendo o jantar, isso é radical. O que parece meio chato e mundano é realmente muito radical aos olhos de Deus.
A vida cristã é, por natureza, radical! O que parece meio chato e mundano é realmente muito radical aos olhos de Deus.
Não me entendam errado, não estou dizendo que não devemos pensar sobre missões, ou dar um monte de dinheiro, ou adotar crianças, ou o que seja. Todas essas são coisas importantes. Eu só não queria que alguém pensasse que não é um cristão radical se não faz essas coisas específicas. Ser um radical é muito maior do que isso.