3 de ago. de 2011

Radical por Cristo

Eaí pessoal, tudo certo?
Bom, estava eu passeando pela internet hoje e achei um texto bem interessante no iPródigo. Muito bom o texto e fala sobre ser radical pra Jesus. Espero que vocês curtam!
Então você quer ser um cristão radical, hein? Você quer ser um cristão extremado, desapegado, completamente entregue e livre de impedimentos. Você não quer desperdiçar sua vida. Você quer ter um louco amor por Deus. Impressionante. Eu também quero. Eu quero ser um discípulo radical de Jesus.
Mas o que exatamente isso significa? Como exatamente ser um cristão radical? Estive pensando muito sobre isso ultimamente. Isso é muito importante para mim. Em Apocalipse, Jesus diz que ele vomitará pessoas mornas, e certamente não quero ser um cristão morno. Eu quero ser um cristão super quente que está inflamado por Jesus.
Então eu deveria vender tudo que eu tenho e ser um evangelista viajante? Eu deveria ir imediatamente para o campo missionário? Eu deveria dar 75% de minha renda? Deveria eu então ler a minha Bíblia todo o tempo e não assistir TV ou jogarvideogames? Bem, talvez. Mas não necessariamente. Quanto mais eu leio a Bíblia, mais estou convencido que ser radical por Jesus é realmente muito “chato” e “mundano”.
O livro de Efésios é um exemplo útil a este respeito. Nos primeiros três capítulos do livro, Paulo detalha o inacreditável, brilhante, surpreendente plano da salvação que Deus criou e colocou em ação por meio de Jesus Cristo. Quero dizer, que estamos falando de coisas muito sérias aqui: eleição, predestinação, adoção, redenção, e o grande plano para unir todas as coisas em Jesus Cristo. Esse é o tipo de coisa que é explosiva, de “botar fogo no coração” por Jesus.
Então, no capitulo 4, verso 1, ele diz: “ Como prisioneiro no Senhor, rogo-lhes que vivam de maneira digna da vocação que receberam…” Quando eu leio isso eu penso, “Tudo bem, lá vem ele. O chamado para ser radical e viver de modo digno de acordo com o Evangelho. Manda aí, Paulo. Acerta a minha cara!”
E Paulo me acerta bem na cara. Ele nos diz para caminhar “completamente humildes e dóceis, e sejam pacientes, suportando uns aos outros com amor. Façam todo o esforço para conservar a unidade do Espírito pelo vínculo da paz.” Espera aí. O que? Isso é o que significa ser radical? Suportar um ao outro em amor e manter a unidade? Isso parece tão, não sei, chato. Talvez se eu ler mais adiante no livro eu irei chegar às coisas realmente radicais.
Efésios 4.22-24 diz:
“Quanto à antiga maneira de viver, vocês foram ensinados a despir-se do velho homem, que se corrompe por desejos enganosos, a serem renovados no modo de pensar e a revestir-se do novo homem, criado para ser semelhante a Deus em justiça e em santidade provenientes da verdade.”
Essas passagens, e muitas outras como essas, parecem estar dizendo que a vida cristã é, por natureza, radical! Em outras palavras, quando eu amo minha esposa e a sirvo, isso é radical. Quando eu deixo de lado discursos corruptos e falo a verdade em amor, isso é radical. Quando eu fujo da imoralidade sexual, isso é radical. Quando eu sirvo os outros na minha igreja com os presentes que Deus tem me dado, isso é radical. Quando minha esposa Jen me serve e às nossas meninas lavando a roupa e fazendo o jantar, isso é radical. O que parece meio chato e mundano é realmente muito radical aos olhos de Deus.
A vida cristã é, por natureza, radical! O que parece meio chato e mundano é realmente muito radical aos olhos de Deus.
Não me entendam errado, não estou dizendo que não devemos pensar sobre missões, ou dar um monte de dinheiro, ou adotar crianças, ou o que seja. Todas essas são coisas importantes. Eu só não queria que alguém pensasse que não é um cristão radical se não faz essas coisas específicas. Ser um radical é muito maior do que isso.

0 comentários:

Postar um comentário